sábado, 21 de junho de 2008

Amigos jamais se afastam


Dizem que o tempo cura as feridas, apaga as lembranças e afastam os amigos. Por um bom tempo eu acreditei nisto, mas hoje já não me é possível crer. As experiências dos anos me mostraram o contrário, me mostrou que certas feridas jamais cicatrizam, porque feridas feitas na alma geralmente são eternas ou feridas feita de perdas de pessoas que amamos também não se cura.
Aprendi que certas lembranças são tão resistentes e belas quanto o diamante. Outra certeza que os anos me deram é que amigos jamais se afastam com o tempo, muito pelo contrário o tempo aumenta esta união, pois com o passar dos anos e o soprar das velinhas vem com a gente uma maturidade de valores onde podemos ver com mais clareza que aqueles velhos amigos ainda são os melhores. O que mais me deixa atônito é que muitos amigos destas pessoas tão especiais passam anos ou ate décadas sem vê-los, mas basta um encontro para aquele enorme monstro chamado amizade acordar e daí parece que o tempo volta e tudo é festa. Tiram-se os trajes de homem e mulher, adultos e responsáveis e começa-se a falar como se fossem o mesmo de épocas passadas e falar de amores perdidos, de erros não perdoados, de festas inesquecíveis, de casais que todos juravam que viveriam para sempre juntos, mas que por estes fatores que não compreendemos hoje nem se falam mais. Nestes encontros é indispensável lembrar-se das músicas da moda que hoje parece tão ridícula, mas que era tão bela na época. O mais fascinante disto tudo é que isto é um sentimento universalmente humano, estas recordações não fazem distinção de raça, cor, religião ou se você mora na capital ou no interior, o saudosismo é o mesmo.
Por isto me nego a crer que amigos se afastam com o tempo ou qualquer outro motivo que venha a inventar, pois amigos de verdade são ligados através de tempos vividos juntos, tempos de alegria e tempos de dor. Logo o tempo que passamos distantes só valoriza o tempo que passamos juntos. Amigos de verdade jamais se afastam, apenas passam tempo sem estarem perto, pois amigos de verdade continuam juntos mesmo longe. Distantes talvez, separados jamais.


Ricardo de Souza Ângelo