sábado, 28 de junho de 2008

Coração de estudante


Hoje quero falar de algo que esta em extinção, o coração de estudante, como diria nosso presidente Lula: Nunca na historia deste pais tiveram tantos estudante no ensino médio e em curso superior, mas esta estatísticas muitas das vezes não diz muito numa sociedade emergente como a nossa, mesmo aumentando o numero de estudante percebe-se claramente que o coração de estudante e cada vez mais raro, estou falando daqueles estudantes que sonham em mudar o mundo, aqueles que realmente acreditam em fazer a diferença, como os estudantes de décadas passadas. Hoje o estudante da pesquisa na internet do ctrl C e ctrl V, estudam não mais para mudar o meio em que vive, mas para passar em um concurso publico, não que isto seja errado, mas é que dói não ver mais estudantes que sonham em mudar o mundo.
Mudar o mundo não e uma realidade muito palpável, mas esta ilusão e extremamente necessária para ter um mundo um pouco melhor e se esta ilusão não estiver no corações de nossos estudante estará no coração de quem?
Tenho uma imagem em minha memória de um jovem estudante chinês que parou uma fila de tanques armados, movido pelo motivo de ter uma sociedade melhor, não e preciso ir longe pra termos boas lembrança como os jovens de caras pitadas, mas hoje isto tudo e desnecessário que importa e nos preparamos para o competitivo mercado de trabalho, hoje nas empresas não se tem mais amigos mas concorrentes, neste mercado cruel pessoas estão virando mercadorias com conhecimento qualificado, não posso afirmar que este meu pensamento esteja correto, mas coloco minha humilde opinião pois recuso em aceitar estudantes que só objetiva como alvo para seu diploma um bom emprego que lhe de estabilidade, diante deste mundo globalizado vejo uma juventude estudantil sem sonhos filantrópicos, e minha preocupação esta em cada vez mais termos profissionais e menos sonhadores, minha esperança esta quando me esbarro em raros estudantes que ainda sonham e isto me deixa feliz pois começo a acreditar que sempre haverá um remanescente com um verdadeiro coração de estudante.
Ricardo de Souza Ângelo