sábado, 5 de abril de 2008

Os cinco sentidos


Visão, audição, tato, olfato e paladar.
Cinco sentidos, que às vezes perdem o sentido.
Para que visão, se vemos mal?
Se vemos o que não deve
Ou só vemos o que nos convém
Seria errado dizer,
Que somos cegos que enxergam.
Ou que enxergamos cegamente
Não seria cego aquele que e privado
de ver a quem mais deseja?
Do que vale ver, se nossos olhos,
não vêem quem eles procuram?
Para que audição? se nos tornamos surdos
Por não sabermos ouvir,
E por não podermos ouvir o som
de quem se deseja.
Ou pior, ouvir o que não se deseja,
Da pessoa que deseja
Ou não seria melhor ser surdo?
Do que serve o tato?
Se não podemos tocar o que nos fascina.
Do que vale tão sublime sentido?
Se não podemos acariciar o objeto da nossa admiração.
E do que serve o olfato?
Se o cheiro que me sacia, foge de mim.
Do que vale todas as outras fragrâncias?
Se me é negada a única que minha alma deseja.
A única que queria infiltrado em minha pele.
E o que podemos dizer do paladar?
Sentido este que nos dá o sabor
Que nos diz se algo é gostoso ou não
Mas de pouco vale o paladar
Para aqueles que não sabem o que saborear
Ou muito pior, aqueles que sabem.
E não podem saborear.

Ricardo de Souza Ângelo