sábado, 21 de junho de 2008

Patrimônio mineiro



Para mim nosso maior patrimônio não é nenhuma cidade ou praça, igreja ou escultura, por mais linda que elas sejam.
Não tenho dúvida que nosso mais sublime patrimônio é o nosso povo, a nossa gente.
Povo humilde, de coração simples, de mente forte e sonhadores por natureza.
O que faz este povo ser tão especial, tão feliz, tão uai sô?
Dizem que Deus quando criou o Brasil fez uma pequena brincadeira conosco.
Não nos deu um litoral e para ficar mais difícil de ver o mar, criou enormes muralhas que chamamos montanhas.
Foi ai que tudo começou...
Tivemos que ser mais fortes que os demais para desbravar montanhas e criar cidades Também dizem que foram estas montanhas que nos fizeram sonhar mais alto
Porque desde meninos aprendemos a sonhar acima delas
Se é lenda ou verdade, nós nunca vamos saber, mas uma coisa eu sei,
Tiradentes, Aleijadinho, Carlos Drummond, Pelé, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves, Santos Dumont e tantos outros que faltaria espaço para escrever seus nomes, são verdadeiras provas que nós, mineiros, sonhamos um pouco além que os demais, por isso temos o rei do futebol e o pai da aviação.
Todos estes nomes famosos, só refletem a alma de um povo simples, hospitaleiro, que preserva o passado sem jamais deixar de olhar para o futuro.
Se São Paulo é a locomotiva do Brasil, por causa da sua economia e o Rio, o cartão postal pela sua beleza, com certeza Minas Gerais é a alma do Brasil pelo povo maravilhoso que tem.
Este é para mim nosso maior patrimônio
Você e eu temos o privilégio de sermos mineiros.

Ricardo de Souza Ângelo